Capes aprova mestrado em ENGENHARIA AGRÍCOLA para UFGD

14-11-2011 10:46

Capes aprova novo mestrado para UFGD

Engenharia Agrícola será o 18º curso de pós-graduação stricto sensu oferecido pela Universidade.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgou na semana passada o resultado da apreciação de propostas de cursos novos de 2011. Nessa relação, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) foi contemplada com a aprovação da criação do mestrado em Engenharia Agrícola, pela Faculdade de Ciências Agrárias.

O curso terá duas linhas de pesquisa, “Engenharia de Água e Solo” e “Engenharia de Sistemas Agrícolas”, e a UFGD publicará em breve o edital para o processo seletivo para ingresso no curso, já que a primeira turma terá aulas no primeiro semestre de 2012.

Sobre as Linhas de Pesquisa

Engenharia de Água e Solo: Nesta linha de pesquisa serão abordadas as relações água, solo, planta e atmosfera, hidráulica de sistemas hidroagrícolas livres e pressurizados, métodos e sistemas de irrigação, automação e controle de unidades hídricas, gestão de bacias hidrográficas, manejo e conservação do solo e da água.

 

Engenharia de Sistemas Agrícolas: Nesta linha de pesquisa será dada uma abordagem inter e multidisciplinar da Engenharia Agrícola que torna possível o desenvolvimento, a organização e a otimização de sistemas artificiais de elevada complexidade. As técnicas de Engenharia de Sistemas são utilizadas em projetos complexos: projetos de máquinas como as de colheita de grãos, projetos de elementos eletrônicos aplicados aos sistemas agrícolas, automação agrícola, engenharia de softwares e construção de silos e barragens, entre outros. A Engenharia de Sistemas Agrícolas utiliza uma gama de ferramentas que incluem modelagem e simulação, sistemas de informação geográfica, pesquisa operacional, agricultura de precisão, inteligência artificial, sistemas especialistas, algoritmos genéticos, análise do fluxo de energia na produção agropecuária e agroindustrial, engenharia econômica de sistemas e projetos, análise de requerimentos e cronogramas para lidar com a complexidade. O seu foco encontra-se em definir, de maneira precoce no ciclo de desenvolvimento de um sistema, as necessidades do usuário, bem como as funcionalidades requeridas, realizando a documentação sistemática dos requisitos, e abordando a síntese de projeto e a etapa de validação de forma a considerar o problema completo. Problemas relacionados com logística, coordenação de diferentes equipes ou o controle de máquinas e equipamentos tornam-se mais complexos à medida que se lida com projetos de grande porte. A engenharia de sistemas agrícolas introduz métodos e ferramentas que facilitam o trabalho nesse tipo de projetos e funde diversas disciplinas do foro técnico e não-técnico como engenharia de controle e gestão de projetos nos sistemas agrícolas, agropecuário e agroindustrial.

Entrevista com o Pró-reitor de Pós-graduação a respeito do assunto: www.ufgd.edu.br/noticias/ufgd-amplia-programas-de-pos-graduacao...-e-quer-muito-mais/